
Era uma vez, há muito tempo atrás, em uma terra distante chamada Nazaré, um jovem homem chamado José. José era um carpinteiro talentoso e trabalhador, que adorava criar coisas com suas mãos. Ele era gentil, justo e tinha um coração cheio de amor. Em uma cidade cheia de pessoas, José vivia suas dias trabalhando na sua loja, fazendo móveis e ajudando seus vizinhos.
Ao lado de Nazaré, vivia uma jovem chamada Maria. Maria também era uma pessoa bondosa e carinhosa. Ela gostava de ajudar as pessoas e sempre tinha um sorriso no rosto. Maria era conhecida na cidade por sua fé e sua esperança no amor de Deus. Ela acreditava que Deus tinha um plano especial para ela.
Um dia, o anjo do Senhor apareceu ao sonho de Maria e lhe trouxe uma notícia muito especial: “Maria, Deus escolheu você para ser a mãe do Menino Jesus, que virá para salvar o mundo!” Maria ficou muito surpresa e um pouco assustada, mas logo sentiu um enorme amor no coração e uma certeza de que Deus tinha um plano maravilhoso para ela.
Maria ficou muito feliz, mas também um pouco preocupada, pois ela era uma jovem que vivia em Nazaré, e tudo aquilo era uma grande surpresa. Então, ela orou ao Senhor e confiou. O anjo disse a ela que ela deveria viajar até uma cidade chamada Belém, pois lá teria que se registrar com seu esposo José, que seria o pai do Menino Jesus.
José, que amava Maria profundamente, também recebeu uma mensagem do anjo em um sonho. O anjo lhe disse para cuidar de Maria e que ela estava a caminho de dar à luz ao Salvador do mundo. José ficou muito feliz e decidiu ajudar Maria em toda a viagem. Mesmo que fosse longa e difícil, ele sabia que era uma bênção de Deus.
No entanto, naquele tempo, havia um problema: João tinha que fazer um recenseamento, e para isso, Maria e José tiveram que viajar de Nazaré até Belém. Era uma caminhada longa, de muitos dias, enfrentando calor, frio e até alguns obstáculos, mas eles não desistiram. Eles tinham fé no coração e uma esperança de que tudo daria certo.
Quando finalmente chegaram a Belém, tudo estava muito lotado. Não havia lugar para eles ficarem, e quase não encontraram lugar para descansar. Mas, Maria e José não desanimaram. Mesmo em meio às dificuldades, eles confiaram que Deus estavam cuidando deles.
Naquela noite, Maria deu à luz ao seu Menino Jesus. Ela colocou o bebê num cesto com suaves paninhos, pois não tinha berço, e o envolveu com muito amor. Assim nasceu o Menino Jesus, o Salvador do mundo, cheio de luz e esperança.
Naquele mesmo instante, um grupo de pastores estava cuidando de suas ovelhas perto da cidade. De repente, uma luz muito brilhante iluminou o céu, e um anjo apareceu, dizendo: “Paz na terra, aos homens de boa vontade! Hoje nasceu o Salvador, o Cristo Senhor! Vocês o encontrarão envolto em paninhos, deitado numa manjedoura.”
Os pastores ficaram maravilhados e muito felizes. Eles seguiram a luz e correram para ver o bebê Jesus. Quando o viram, ficaram cheios de alegria e louvaram a Deus por tão grande presente.
Naquela noite maravilhosa, também chegaram alguns Reis do Oriente. Eles tinham visto uma estrela brilhante que lhes indicava o lugar do nascimento do menino Jesus. Traziam presentes especiais: ouro, incenso e mirra. Eles se ajoelharam diante de Jesus, adorando o Filho de Deus, e deram presentes com muito amor.
Maria e José estavam muito felizes por tudo aquilo. Eles sabiam que Jesus era o presente mais precioso de Deus para o mundo. E mesmo em meio às dificuldades, eles confiavam que Deus cuidava de tudo.
E assim, aquele menino, nascido numa estrebaria em Belém, cresceria para ser o Rei do céu e da terra, trazendo paz, esperança e amor para todos os povos.
Desde então, toda criança conhece essa história de Natal, porque ela nos lembra que o amor de Deus é maior que tudo, e que Ele sempre cuida de quem confia Nele.
E José e Maria? Eles continuaram a amar e cuidar de Jesus, sabendo que tinham uma missão muito especial: preparar o coração de todos para receberem o Salvador, Jesus Cristo.
Que essa história nos inspire a ter fé, esperança e amor, sempre confiando que Deus tem um plano maravilhoso para nossas vidas.